Dores de cabeça muito intensas podem ser sinal de AVC, revela neurocirurgião

Últimas Notícias



Categorias

Divulgação
Divulgação

Dores de cabeça muito intensas podem ser sinal de AVC, revela neurocirurgião

O Acidente Vascular Cerebral acontece quando ocorre um entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro.

Saúde
11 de agosto de 2016 às 13:40:21 235 visualizações

Estima-se que, pelo menos, cinco milhões de pessoas no mundo morrem vítimas de AVC, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, o número de casos chega a cem mil, conforme o Ministério da Saúde.
 
O Acidente Vascular Cerebral(AVC) acontece quando ocorre um entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro. Esse rompimento acaba provocando uma paralisia da área cerebral que ficou sem a circulação sanguínea adequada.
 
Conversando sobre assunto, no programa Emoção e Afeto, Comportamento da última terça-feira, o neurocirurgião Dr. Paulo Sérgio Crusius, salientou alguns pontos importantes sobre a doença. Conforme destacou, o AVC, pode ser isquêmico ou hemorrágico, e geralmente a maior incidência acontece depois dos 40 anos.
 
Porém, o médico salienta, que nos últimos anos, a patologia tem aparecido também em mulheres de 25 a 35 anos, que tomam anticoncepcional e fumam. Outro fator importante, é perceber que o derrame está acontecendo, pois, cada minuto sem tratamento, colabora com a morte dos neurônios, originando sequelas.
 
Dr. Paulo Crusius frisou que é importante ficar atento à fortes dores de cabeça repentinas. Pois, conforme o especialista, podem ser um sinal de AVC hemorrágico.
 
Para evitar a doença, o neurocirurgião recomenda cuidar da pressão arterial, não fumar e controlar a dieta evitando a ingestão excessiva de sal.