Fim de semana terá temperatura baixa e chance de chuva congelada e neve no Rio Grande do Sul

Últimas Notícias



Categorias


Maiara Bersh / Agencia RBS

Fim de semana terá temperatura baixa e chance de chuva congelada e neve no Rio Grande do Sul

Frio mais intenso será registrado no domingo. No sábado, a possibilidade é de chuva, com previsão de temporais nas regiões Norte e Leste

Meteorologia
19 de agosto de 2016 às 15:44:30 282 visualizações

A chegada de uma massa de ar frio de origem polar faz com que a temperatura caia bastante no Rio Grande do Sul neste final de semana. Os meteorologistas preveem até possibilidade de chuva congelada ou neve em cidades como Vacaria e São José dos Ausentes, na Serra, na madrugada de domingo. 

– A chance de nevar é maior na serra de Santa Catarina. Mas pode ocorrer nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul. A umidade, associada a massar de ar frio intensa que está entrando no Estado, forma a condição perfeita para a ocorrência do fenômeno – informa a meteorologia da Somar Thaize Baroni.

A mínima deve ser negativa, registrada em São José dos Ausentes (-2°C). Na Capital, a temperatura pode variar entre 5°C e 12°C. 

No sábado, o frio ainda não estará tão intenso, mas é prevista a intensificação das áreas de instabilidade em todo o Estado. Deve chover de forma generalizada, com possibilidade de temporais, ventania e queda de granizo no Norte e no Leste. Nas demais regiões, as precipitações devem ser menos intensas. A mínima no Estado deve ser registrada em Vacaria (8°C). 

Entenda a diferença entre chuva congelada e neve

Chuva congelada: nada mais é do que uma chuva que precipita de forma líquida, mas congela quando atinge a superfície. 

Neve: ocorre quando o vapor d'água passa diretamente para o estado sólido. É uma precipitação que contém cristais de gelo, que geralmente se formam em nuvens menores que -20°C.