Nos pênaltis, Brasil perde para a Suécia e vai disputar o bronze no futebol feminino

Últimas Notícias



Categorias

Brasileiras e suecas decidiram nos pênaltis a vaga na final olímpica
Brasileiras e suecas decidiram nos pênaltis a vaga na final olímpica
Vanderlei Almeida / AFP / AFP

Nos pênaltis, Brasil perde para a Suécia e vai disputar o bronze no futebol feminino

Semifinal olímpica não teve gols nos 120 minutos de bola rolando

Esporte
16 de agosto de 2016 às 16:16:31 223 visualizações

Brasil e Suécia chegaram às semifinais no futebol feminino olímpico por meio de disputas de pênaltis nas quartas. E precisaram mais uma vez dos pênaltis para definir quem seria o primeiro finalista da modalidade no Rio 2016. Depois de um empate sem gols nos primeiros 120 minutos, a seleção brasileira perdeu a classificação ao ser derrotada nos pênaltis por 4 a 3.

O Brasil martelou durante todo o tempo normal, mas não conseguiu repetir a chuva de gols diante das suecas que ocorreu na fase de grupos. Com uma defesa mais consistente, que lembrou o paredão armado nas quartas de final contra os Estados Unidos, a Suécia segurou o 0 a 0 nos 90 minutos — ainda que o Brasil tenha finalizado 28 vezes ao longo do tempo regulamentar.

No tempo extra, o panorama se manteve. O volume de jogo do Brasil era maior, mas a Suécia levou perigo em algumas raras chances. Cristiane, que entrou no sacrifício por conta de uma lesão muscular, ainda perdeu um gol nos segundos finais. Em 30 minutos de prorrogação, ninguém conseguiu marcar.

Na disputa por pênaltis, Cristiane e Andressa erraram. Pela Suécia, apenas Kosovare Asllani perdeu sua chance, e Lisa Dahlkvist definiu a classificação das suecas.

Apesar da derrota, a seleção brasileira vai em busca do bronze, que seria a sua terceira medalha olímpica na história do futebol feminino olímpico — o Brasil já foi prata em 2004 e 2008. Em 1996 e 2000, ficou em quarto lugar. Em 2012, pela primeira vez havia ficado fora da semifinal. A Suécia nunca foi medalhista na modalidade — a melhor colocação foi um quarto lugar em 2004.

A outra semifinal começa às 16h. No Mineirão, em Belo Horizonte, Alemanha e Canadá disputam a outra vaga na decisão. Quem perderá enfrentará o Brasil na disputa do bronze na sexta-feira, às 13h, em São Paulo. A final também será na sexta, às 17h30min, no Maracanã.