UFRGS lança plataforma com cursos online gratuitos para a população

Últimas Notícias



Categorias

lumina.ufrgs.br
lumina.ufrgs.br
Reprodução / lumina.ufrgs.br

UFRGS lança plataforma com cursos online gratuitos para a população

Qualquer pessoa pode acessar a ferramenta e fazer o cadastro, sem nenhum custo. Inicialmente, oito cursos serão disponibilizados

Educação
02 de setembro de 2016 às 08:46:10 296 visualizações

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou nesta semana uma plataforma para oferecer cursos online gratuitos à população. Iniciativas semelhantes já são feitas em outras instituições brasileiras e são bastante comuns no Exterior, principalmente nos Estados Unidos, por meio dos Massive Open Online Courses (MOOCs – cursos online gratuitos e massivos, em tradução livre).

A ferramenta da UFRGS recebeu o nome de Lúmina e é gerida pela Secretaria de Educação a Distância. Qualquer pessoa pode entrar na plataforma (não precisa ser aluno da UFRGS) e fazer o cadastro, sem nenhum custo.

Inicialmente, a universidade vai disponibilizar oito cursos totalmente online: avaliação de enfermagem, poesia grega, química geral, cinética química, odontogeriatria, literatura russa, avaliação em usabilidade e karatê-do. O curso de avaliação em enfermagem terá início em setembro e será o piloto do projeto. Ainda não há data para início dos demais.

A ideia é envolver os professores da instituição para que disponibilizem outros cursos e também conteúdos de suas aulas na ferramenta.

MOOCs

Entre os MOOCs mais difundidos atualmente estão o Coursera, que oferece cursos em mais de 60 instituições, como Columbia e Stanford, e o edX, com conteúdos de universidades como MIT e Harvard.