Vídeo registra confusão envolvendo estudantes e a BM durante protesto em Santa Maria

Últimas Notícias



Categorias


Maiara Bersch / Agencia RBS

Vídeo registra confusão envolvendo estudantes e a BM durante protesto em Santa Maria

Estudantes e policiais teriam ficado feridos durante confronto na noite desta quinta-feira na Avenida Presidente Vargas

Polícia
12 de agosto de 2016 às 08:00:09 218 visualizações

A confusão envolvendo estudantes que participavam de um protesto pelos direitos estudantis e o 2º Batalhão de Operações Especiais (2º BOE) da Brigada Militar (BM), na noite desta quinta-feira, em Santa Maria, foi registrada em vídeo. As imagens foram publicadas na página do Facebook da Resistência Popular Estudantil/SM ainda na noite passada. 

Captado pelos próprios estudantes, o vídeo de 1 minuto e 32 segundos mostra pelo menos cinco policiais em frente a uma viatura. Eles se aproximam do grupos de estudantes que participava do Ato do Dia do Estudante - Contra o Sucateamento da Educação, na Avenida Presidente Vargas, próximo ao Largo da Locomotiva. 

É possível ouvir o momento em que um policial diz "sai fora". Em seguida, os manifestantes e se aproximam e parecem empurrar os policiais. É aí que começa a confusão. São ouvidos gritos como "solta ele", "fascista" e "não atirem pedras".

O vídeo também mostra um policial acertando uma pessoa com um cacetete. Em represália, ao recuarem em direção ao Escola Estadual Cilon Rosa, manifestantes batem com skates e pedaços de pau em contêineres de lixo.

Ainda na noite de quinta, o 2º BOE alegou que o grupo atacou e feriu cinco policiais com pedradas e pedaços de pau. No entanto, professores e moradores da região chegaram a afirmar que a polícia teria agido com truculência.

Em contato com a BM, na manhã desta sexta-feira, o Diário foi informado de que o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), o tenente-coronel Gedeon Pinto da Silva, fará um pronunciamento sobre a confusão. A declaração deve ocorrer ainda nesta sexta-feira, mas ainda não há horário marcado.