Autoescolas têm aulas práticas registradas por câmeras a partir desta quinta-feira

Últimas Notícias



Categorias


Charles Guerra / Agencia RBS

Autoescolas têm aulas práticas registradas por câmeras a partir desta quinta-feira

Medida vale inicialmente para 28 municípios do Rio Grande do Sul

Cotidiano
01 de setembro de 2016 às 13:42:19 223 visualizações

A partir desta quinta-feira, aulas práticas de autoescolas serão registradas em imagens em 28 municípios gaúchos. Câmeras instaladas no interior dos veículos mostram as aulas em fotos e vídeos. Inicialmente, os registros são de momentos aleatórios. As fotografias e vídeos são feitos automaticamente e guardados no sistema para que possam ser consultados.

Segundo Kátia Rodrigues, diretora de ensino Centro de Formação de Condutores Alvorada, um dos objetivos é garantir maior transparência no processo de aprendizagem. É uma espécie de fiscalização também para evitar reclamações como em casos de falta de alguma orientação.

Instrutores contam com um tablet com agenda e informações do histórico de desempenho do aluno. Além disso, podem gravar momentos das aulas. Os alunos têm a possibilidade de acompanhar informações sobre sua evolução pela internet.

A intenção, segundo Kátia, é que as provas práticas sejam monitoradas no futuro, com cinco câmeras por carro, para comprovar o desempenho de cada candidato. Ela ainda afirma que os CFCs são os responsáveis pelo investimento com os equipamentos e preparação dos instrutores. Para equipar os 18 veículos com uma câmera cada, além dos tablets, o custo pra o CFC foi de aproximadamente R$ 40 mil.

A implantação do novo sistema será gradual no Estado para facilitar ajustes técnicos em caso de problemas. A ideia é que todos os Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Rio Grande do Sul estejam utilizando o método até o final do ano. Os primeiros municípios a utilizar filmagens em aulas práticas serão: Alvorada, Bom Princípio, Butiá, Cachoeirinha, Canoas, Charqueadas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Feliz, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ivoti, Montenegro, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara e Três Coroas e Viamão.